00000000000000000000000000000000000 Alimentos que ajudam na limpeza dos dentes | Hillo
Carregando...
Image single post
26 de fevereiro, 2021

Alimentos que ajudam na limpeza dos dentes

Você sabia que alguns alimentos podem contribuir com a limpeza dos dentes? São os chamados alimentos detergentes. Durante a mastigação, eles atuam no combate às cáries e ajudam a remover a placa bacteriana, mantendo sua boca mais saudável.

Frutas Consistentes – Maçã, melancia, pera e kiwi, que têm baixo teor de açúcar e são ricos em fibras, fazem parte deste grupo seleto. O atrito na mastigação dessas frutas ajuda a remover resíduos de outros alimentos que ficam entre os dentes. Além disso, a grande quantidade de fibras destes alimentos proporciona o aumento na produção da saliva, reduzindo a acidez na boca.

Nos momentos de aperto, as frutas detergentes funcionam como um excelente “quebra-galho”. Se você está longe de casa e não levou a escova, pode mastigar uma maçã depois da refeição para limpar os dentes e evitar o mau hálito. Muito melhor e mais saudável que mascar chiclete, não é mesmo?

Legumes e verduras consistentes – Alguns legumes e verduras também fazem parte deste grupo tão especial de alimentos. Cenoura, beterraba, rabanete, pepino e outros com textura semelhante são duros e crocantes, e por isso auxiliam na higienização da boca, além de serem ricos em vitaminas. Alimentos com talos cumprem função semelhante. Fazem parte deste grupo o brócolis, a couve-flor e o aipo. Alface e acelga completam a lista, devido à quantidade de vitaminas e sua consistência.

Nozes e castanhas Além de deliciosas, essas frutas ajudam a remover a placa bacteriana, deixando a sensação de dentes lisinhos. São indicadas para uma limpeza superficial naqueles momentos em que você não pode escovar os dentes depois da refeição.

Iogurtes naturais – O consumo deste produto, sem açúcar, ajuda a diminuir os níveis de gás sulfídrico, um dos responsáveis pelo mau hálito.

Chás e limão – O consumo de chá de gengibre, boldo e hortelã ajuda na digestão, melhorando o hálito e o bem-estar. O limão aumenta a acidez da saliva, combatendo a proliferação de bactérias na boca.

Mas é importante lembrar que uma boa alimentação não substitui a higiene bucal. Para garantir um sorriso saudável, é fundamental escovar os dentes após as refeições e usar o fio ou fita dental pelo menos uma vez ao dia. Fica a dica!

Em breve, novas imagens...

Comentários